Principal>Artigos>Pacto com gigantes da internet para combater o terrorismo

Pacto com gigantes da internet para combater o terrorismo

 

Pacto Francês e Gigantes da Internet

 

O Ministério do Interior francês, Google, Facebook, Microsoft, Apple e Twitter criaram uma plataforma de boas práticas para combater a propaganda terrorista.

O ministro francês, Bernard Cazeneuve, chegou hoje a um acordo com as grandes empresas da Internet, (Google, Facebook, Microsoft, Apple e Twitter) para criar "uma plataforma de boas práticas no combate à propaganda terrorista".

"As autoridades francesas precisam das grandes operadoras ao seu lado na luta pelos valores de tolerância e de humanismo", disse  Cazeneuve em um comunicado do Ministério do Interior após reunião com os funcionários dessas empresas e da associação francesa de provedores  de acesso e serviço de internet.

A plataforma fornece um mecanismo para a rápida retirada de conteúdo ilegal da web, de acordo com a legislação francesa.

Em paralelo, o treinamento de policiais e soldados franceses serão reforçados para combater conteúdos ilegais e "um grupo de contacto permanente" entre o Departamento de Interior e operadoras para conseguir "reatividade operacional" será criado. 
Na frente dessa entidade, que se reunirá pela primeira vez no início de maio,  estará o prefeito Jean-Yves Latournerie, que o Governo francês encarregou da  luta contra as ameaças cibernéticas.

Cazeneuve havia visitado o Vale do Silício em Fevereiro, um mês depois do grupo jihadista atacar Paris, para começar a preparar o acordo atual.

O Ministério do Interior francês afirmou que a “internet é uma formidável revolução, fonte de liberdade do debate público e em muitos países é fator de inovação e de progresso humano. "Mas ele acrescentou que o poder da internet é frequentemente utilizado por partidários do ódio e da intolerância" que optam pelo uso da violência.

Para as organizações terroristas a internet tem sido um "instrumento eficaz de propaganda e doutrinação" sem fronteiras.


Fonte: Lavanguardia

 

 

Compartilhe com seus amigos!



Teste de mesa | Tecnologia | Ciência | Informática