Principal>Notícias>Tablet para deficientes visuais usa bolhas para gerar textos em braile e imagens 3D

Tablet para deficientes visuais usa bolhas para gerar textos em braile e imagens 3D

 

Uma empresa austríaca apresentou o primeiro tablet em braile, usando uma tecnologia que cria relevo tátil para mostrar gráficos e mapas para deficientes visuais e pessoas com visão reduzida.

 

Tablet para deficientes visuais usa bolhas para gerar textos em braile e imagens 3D

 

A tela do Blitab cria pequenas bolhas líquidas para gerar texto ou imagens em braile e relevo tátil, enquanto a tecnologia correspondente permite que arquivos de textos sejam convertidos em brailes a partir de pen-drives, browsers ou etiquetas NFC.

 

A fabricante, Blitab Technology, afirma que a tecnologia “revolucionária” pode inaugurar a era digital para os deficientes visuais. A empresa planeja desenvolver um smartphone em braile, como próximo passo.

 

“Criamos o primeiro tablet tátil para deficientes visuais”, afirma Slavi Slavev, diretor de tecnologia e cofundador da Blitab Technology. “O que estamos fazendo é criar uma tecnologia completamente nova que produz braile de forma inédita sem qualquer elemento mecânico”.

 

Tablet para deficientes visuais usa bolhas para gerar textos em braile e imagens 3D

 

“Queremos resolver uma grande questão, que é a alfabetização de pessoas cegas. A tecnologia é bastante escalável, então podemos produzir imagens e colocá-las em qualquer representação tátil na forma de mapas e gráficos, figuras geométricas, servindo como uma ferramenta educacional para pessoas cegas”.

 

Outros aparelhos atualmente no mercado são mecânicos e permitem que apenas uma linha de braile seja gerada de cada vez. Eles também custam o triplo do Blitab, que sai por 2 500 euros, cerca de 6 mil reais.

 

 

Publicado em 26/06/2015

 Fonte:

http://info.abril.com.br/noticias/tecnologia-pessoal/2015/06/tablet-para-cegos-usa-bolhas-liquidas-para-gerar-texto-em-braile-e-imagens-em-3d.shtml

 

 

 

 

Compartilhe com seus amigos!



Teste de mesa | Tecnologia | Ciência | Informática